quarta-feira, 19 de maio de 2010

Polónia debaixo de água.

Este Maio polaco tem sido um desapontamento. Um mês que começa com os fim-de-semana prolongados da Majówka (feriados a 1,2 e 3 de Maio) onde, após meses de frio, os polacos esperam regressar às suas działka para sessões de kiełbasa (salsichão) e frango de churrasco acompanhado de cerveja, vodka e cournichons.

Fot. Darek Zalewski, TOK FM - Gazeta Wyborcza

A chuva e o frio – com o termómetro a chegar pelo menos uma vez a 1 grau – vieram para ficar com excepcção de uns dias soalheiros. As działka lá foram varridas e limpas mas muitas churrascadas ficaram adiadas. A Primavera polaca tem destas coisas, ora estão uns dias quentes ora estão dias nublados, chuvosos e frios.
Como não podia deixar de ser mais uma vez acontecem inundações e evacuações - mais de mil pessoas - devido às chuvas e a inércia das autoridades em prevenirem situações como esta. O descalabro acontece quase todos os anos e o Estado terá de arcar com as consequências e respectivas indemnizações e compensações aos agricultores e à agro-pecuária.

Em Łódź não se sentem particularmente os efeitos das inundações, esta cidade não tem rio, nem mar e os regatos e afluentes foram, ao longo dos séculos, canalizados, passando debaixo da cidade.

2 comentários:

Ryan disse...

Mais a sul temos o Wisla a fazer estragos. Confirmo que na silesia a coisa ta feia e em Krakow ja cortaram pontes ou ponte nao tenho ainda a certeza. Pelo menos mudaram o trajecto do meu autocarro de vido ao corte de uma ponte. O Rio esta a uns bons metros acima do normal. Houve um rumor em que iriam cortar todas as pontes.
Os Polacos culpam o governo pela falta de prevencao. Pois acontece que de vez em quando isto acontece e assobiam sempre para o lado. "Aconteceu este ano para ano vai ser diferente"... Enfim la para Portugal... o sol brilha... ena que contraste.

Anónimo disse...

Aqui o sol frita, Ricardo! Mas q saudades q tínhamos dele!...

Inês PL