domingo, 28 de fevereiro de 2010

O degelo...

Há quem entenda que não devemos embandeirar em arco, o Inverno continua apesar do aspecto primaveril e das temperaturas positivas que se vão sentindo por toda a Polónia, inclusivamente parece que há possibilidades de haver neve em Abril! Esperemos que seja apenas mais uma das muitas especulações que assolam os media.


Duas semanas atrás estávamos cobertos com um espesso manto de neve e o branco já tinha passado de branco para um branco-suja, cinza e preto - nas beiras da estrada a neve fica toda suja dos carros. Entretanto o fenómeno do degelo começa a mostrar o que estava escondido como por exemplo os passeios, os canteiros e os campos  ficando como recordação amontoados de neve suja e gelo que, teimosamente, subsistem ao fraco sol da Europa Central. São tempos bons pelo fim do frio gélido e do desconforto de ter de caminhar em neve como se fosse caminhar na areia da praia mas... com botas de sola grossa em vez de pé descalço ou sandálias.

Tudo está molhado e enlameado e num só dia um par de calças fica completamente sujo dos salpicos e da neve derretida. Este Inverno foi duro e trouxe consigo o impressionante fenómeno dos buracos nas estradas que fazem sempre 'vitimas' entre o parque automóvel polaco  este ano custou-me uma jante e um alinhamento de direcção mais uma maçaneta da porta que não resistiu e partiu a par com o inevitável fenómeno da corrosão nas embaladeiras.

O degelo também trás consigo merda de cão, muita merda que estava congelada e tapada pela neve durante meses emerge fedorenta e prestes a ser pisada pelo sapato. Na realidade estes cenários desagradáveis depressa vão ser esquecidos assim que chegar a Primavera. Desde que aqui vivo que passei a ver a mudança de estação com outros olhos, a Primavera trata-se mesmo de um renascimento. Ah! E as belas das polacas passam a vestir-se com menos roupas...





2 comentários:

Ryan disse...

Que venha a Primavera. Epa mesmo no Inverno eu acho as polacas excelentes... Mas ainda assim que venham elas com menos roupa... e disto que o Portugues gosta

Anderson Gamma disse...

Brasileiros também ryan (risos).
Este blog está a cada dia que passa melhor em seu aspecto informativo e cultura, meus parabéns!
Continuem assim e quem sabe em breve eu não vejo se acho uma polaca para mim? será que elas gostam de brasileiros? se souberem de algo me avisem (risos)