segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Polónia avulso - II

Bate leve, levemente, como quem chama por mim. Será chuva? Será gente? Gente não é certamente e a chuva não bate assim. Fui ver... Oh! Kurwa! Neve outra vez!  

Acordei cedinho, como de costume, para levar o miúdo ao infantário e pelo caminho deixar a mãe no trabalho. Finalmente após uma longa temporada de chuva e dias de sol em pleno Inverno a neve apareceu, timidamente mas apareceu, vi-a pela janela quando ainda estava noite e ao longe, entre dois blocos de apartamentos, vi a piscarem as luzes da chaminé da central hidroeléctrica de Bałuty.




Estavam -3 e a neve cobria o meu carro, nada de verdadeiramente trabalhoso, a camada era fina e em menos de um minuto as janelas estavam limpas. Pergunto-me se iremos ter um white christmas ou não?

Os Hondas também se abatem...  



Alguém encostou este Honda Integra a poucos metros do prédio onde vivo. Andou o Verão e o Outono todo encostado a uma loja de flores, passou duas semanas entre dois postes de iluminação pública e agora descansa com as rodas metade no passeio, metade na estrada.

De integro já não tem nada e nunca vi tamanha corrosão num guarda-lamas traseiro! Minto. Vi corrosão semelhante nas fotografias tiradas pelo submarino que fez a expedição ao Titanic e no meu Fiat 128 Sport depois de ter estado debaixo de um choupo vários anos. Este Samurai deve ficar por aqui mas na Polónia nunca se sabe, polak potrafi[1] e não me admiraria se, daqui por uns tempos, o Integra aparecer num komis[2] qualquer a brilhar, tapado com quilos de massa e com a garantia que até era de um senhor reformado que viveu no Texas durante muitos anos e o trouxe porque tinha pena de se desfazer dele...





 [1] Um polaco consegue - em Portugal dizemos desenrasca
[2] Stand de automóveis no qual o carro fica a vender recebendo o dono do stand um "x" pela venda 



3 comentários:

pepe disse...

caro Ricardo

precisa de lhe colocar algumas perguntas sobre a vida na Polónia, pois tenho uma proposta de emprego para trabalhar ai
aqui fica o meu contacto (info@pepe13.tk) para me dar algumas dicas sobre a polónia

obrigado

Ricardo Taipa disse...

Caro Pepe

O melhor local para o ajudar é mesmo o nosso fórum http://portuguesesnapolonia.pl/.

Basta fazer a inscrição e participar. Lá poderá obter todas as informações necessárias e contactar com portugueses de Norte a Sul da Polónia. Nesse fórum tenho o nickname de "Portulaco".

ab

Geraldo Geraldes disse...

Acho que um tipo vai ter de se torcer muito para procurar um sítio SEM corrosão neste Honda.