segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Polónia avulso...

Aproveitando uma pequena caminhada (cerca de 8 km) fui tirando umas fotos de telemóvel a certos pormenores que achei interessantes.




O painel publicitário não se trata de publicidade enganosa. Não. Trata-se mesmo de publicidade imbecil ao Egipto onde, através do slogan płyń ku słońcu (Mergulhe em direcção ao Sol),  somos convidados a mergulhar nas cálidas águas do mediterrâneo, mesmo ali no Cairo, ao lado das pirâmides de Keops, Kefren e Mikerinos. Um destino ideal para quem pretenda fazer mergulho e visitar as galerias submersas do complexo de Gizé, de preferência visitantes de estilo ariano - como os que vemos na imagem. Quando lá estive (se soubesse!) tinha levado os calções e dado um mergulho, estava um calor abrasador e fazia falta algo que refrescasse...




Temos pouco mais de dois anos de vida até à "suprema castanhada monumental" de 2012. 

Os Sumérios já tinham avisado, os Maias elaboraram inclusivamente um complexo calendário que acaba no nosso anno domini de 2012, Nostradamus refere algo de catastrófico nas suas profecias, Edgar Cayce sabia-o, São João descreveu o Armagedão no Apocalipse, os alquimistas, os Rosa-Cruzes e a Maçonaria têm prolixos textos sobre o fim do mundo. A temática escatológica está bem presente nas mais variadas culturas e nas principais religiões mundiais. O planeta vai parar de girar durante três dias e a humanidade vai sofrer. Não tem volta, isto vai tudo para o galheiro!

O que nos espera não se sabe ao certo. Uns dizem que o planeta Terra vai ser destruído por um cometa, outros que a punição de Deus está a chegar, outros que a Era de Aquário tem efeitos na humanidade a partir de 2012 causando uma revolução na consciência colectiva. Ainda há a versão que vamos ser invadidos por uma frota de extraterrestres ou que Jesus de Nazaré retorna e aparecerá num disco voador.

Mas a maior catástrofe tem-se sentido nalguns meios mais conservadores da Polónia. Não só estão prestes a promulgar uma lei que proíbe a ostentação de símbolos religiosos nas escolas (tocando particularmente o catolicismo e as suas tradições) como se atrevem a colocar nas paragens de autocarro o cartaz do filme 2012 com o Cristo Redentor a cair sobre uma multidão de fiéis enquanto um gigantesco tsunami varre a costa do Brasil. Saramago vai gostar de ver este filme!

Aliás o filme, no trend iniciado por O Código de Da Vinci e  por Anjos & Demónios, arrasa - literalmente - com o Vaticano e com o clero católico. Desta vez o Vaticano e as cúpulas da catedral de Roma vão rolar, qual rolo da massa, sobre mais uma multidão de devotos confiantes na salvação em lugares santos.

Trabant 1 Honecker 0 



Como um vagabundo zarolho o pequeno Trabant da imagem espera reparação. O carro ainda anda, vi o bate-chapas a pegar nele. Perguntei-me se o Trabant vai para uma carpintaria pois aquela batidela não amachucou o carro, partiu o guarda-lamas - em cartão prensado.
Sim literalmente partiu o guarda-lamas, os Trabant são conhecidos na Polónia como os Ford Karton (Ford Cartão) por serem construídos num material feito com papel, cola e aglomerado de madeira. Não sofrem do mal da corrosão, como os seus parceiros em chapa, mas sim de caruncho, como qualquer mobília velha.



 Raramente se vêem nos dias de hoje mas ainda continuam a rolar alguns. Rolam livres, numa Europa onde já não existe Erich Honecker e o Muro de Berlim e demasiado lentos para um mundo em que o tempo parece ser sempre pouco e os carros circulam demasiadamente rápido. 





.

1 comentário:

Rui Vilela disse...

É pena é que os Sumérios e os Maias não tinham Internet, senão o mundo já tinha certamente acabado.