quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Notas de rodapé na Polónia

 O Tempora, o Mores! 

Numa visita ao PUP (Powiatowy Urząd Pracy) em Łódź - Centro de Emprego - deparo com um curioso aviso colado num dos pilares mesmo ao lado dos balcões de atendimento.






Pedimos Silêncio

Indivíduos que tenham ingerido álcool não serão atendidos 

E "mai" nada!!! Um eufemismo polaco para "não atendemos bêbados" e sublinhado no "não serão atendidos", caso para dizer O tempora! O mores!

Os quiosques plastificados da Polónia e as calçadas ondulantes




Quando moramos na Polónia passamos a não reparar em certos pormenores, passam a fazer parte do nosso dia-a-dia e escorrem pelas janelas dos nossos carros ou nas janelas dos transportes públicos, se vamos a pé consideramos-los como mais um obstáculo a contornar, refiro-me aos típicos quiosques polacos construídos com placas de zinco e PVC.
A maior parte deles são do grupo polaco Kolporter SA, uma empresa de distribuição de imprensa semelhante à portuguesa VASP.  O formato de caixote, com quatro paredes ao alto e um tecto aparafusado é comum a todos variando o tamanho, cores e janelas. Quando para aqui vim estudar faziam-me espécie, considerava-os um autentico atentado ambiental e verdadeira poluição visual, cheguei a considerar pendurar uma bandeira do Greenpeace num deles e chamar a TVN mas depressa entendi que perante os rigores do clima polaco fazia sentido o recurso a materiais que não oxidem e os quiosques são locais privilegiados para sacarmos um bilhete de autocarro ou de eléctrico, ou mesmo uma caixa de fósforos - providencial para quem fuma e fica sem gás no isqueiro.

As calçadas - ou passeios - polacos costumam estar partidos e tortos, são bons para o sapateiro ter trabalho a colocar capas e saltos-altos nos sapatos das senhoras e maus para os tornozelos de quem anda distraído ou atrasado, arriscamos-nos a ir "por ali abaixo" e acabarmos com  todo o power and the glory a mancar, contudo costumam ter uma grande vantagem sobre os dos nosso país; são mais largos e não temos de andar a fazer gincana ou a bater ombros com um  parceiro desconhecido. De qualquer modo com a glaciação no Inverno e deglaciação na Primavera não me admira que se apresentem no estado em que estão.

A Peste Negra nos Oltcit e Wartburg 

Há automóveis que marcaram uma era na Polónia. Para nós (portugueses) não nos dizem rigorosamente nada, nesses tempos circulavam nas nossas estradas carros melhores e muitos portugueses já tinham poder de compra para adquirirem um Renault 9 ou 11, um Toyota Corolla, um Golf ou um dos populares Uno, Renault Supercinco, Corsa e Ford Fiesta.
Na Polónia não era bem assim. A Citroen vendia uma espécie de Citroen Visa com duas portas que estava de longe de ser um coupe mas que pelo menos tinha um tablier digno da Guerra das Estrelas.
Onde param estes carros? Há anos que não vejo um a circular!


O Oltcit era mais do que um carro, era também um tablier digno de qualquer painel de instrumentos dos foguetões da URSS.


Haviam outras marcas do tempo da foice e do martelo, feios como o perfil de Estaline, Lenine e Marx. O Wartburg foi um deles. Fabricado na RDA teve como grande evolução a instalação, logo a seguir  à queda do muro de Berlim, do motor 1300 do VW Polo!


 Álvaro Cunhal e o meu avô materno (PCP dos sete costados) teriam considerado o Wartburg como um bom carro, apropriado para as massas populares, para o proletariado explorado pelos capitalistas selvagens sem escrúpulos... eu tampouco... 
Porque motivo é que estes carros traziam sempre um estojo de ferramentas completo? 




4 comentários:

Tia Maria disse...

Este Wartburg eu quero. lol
http://www.edv-fuhrmann.de/gfx/Wartburg_oder_was.JPG
Cumprimentos da terra das tulipas.

Ricardo disse...

Tia Maria, assim não vale esse Wartburg só tem em comum com o outro o emblema! :))

Tia Maria disse...

Bem, sendo assim, pode ser este.
http://www.neustart-ausstellung.de/uploads/tx_templavoila/1960_Wartburg_popup_01.jpg
Ou este.
http://www.motorbase.com/pictures/contributions/990913/std_1962_wartburg_cabriolet_sports-bw-_fvl.jpg
Ou este
http://pics.livejournal.com/tarrantry/pic/006r9hb6/s640x480
Ou ainda este
http://www.autobild.de/ir_img/59986999_0399bfa4ea.jpg

PM Misha disse...

hehehe! o meu tio teve um visa com o tablier igualinho a esse, uma nave espacial!