sábado, 9 de maio de 2009

Ainda Łódź - as típicas vielas da cidade


As vielas de Łódź constituem um verdadeiro labirinto, algumas são apenas pátios, outras vielas de entrada e saída para outras ruas. Apesar de semelhantes cada uma conta uma história diferente e têm pormenores que as distinguem das demais.

Quem não conhece Łódź e as grandes cidades da Polónia costuma estranhar este locais recônditos que se acedem através de bafientas e escuras passagens nos velhos edifícios da cidade, há quem fique repugnado com a decadência, há quem fique fascinado e ainda quem repare que, por entre a degradação e falta de manutenção, existem edifícios e prédios absolutamente fantásticos. Sim, fantásticos.


Numa das passagens de acesso a um pátio. Pormenores que a luz de um flash consegue trazer de novo à claridade.


Muitos são do período anterior aos conflitos de 1914-1918 e 1939-1945 e outros são verdadeiras pérolas da Belle Epoque polaca, o século XIX e o estilo Secesja desfilam perante os olhares de turistas e locais sem que se apercebam, sem que entendam, que Łódź foi uma cidade que cresceu exponencialmente durante a revolução industrial, chamam-lhe inclusivamente a Manchester da Europa de Leste.

Durante a II Grande Guerra muitas famílias judaicas abastadas viviam nestes luxuosos apartamentos, a elite da cidade - não só judaica - usufruía de um nível de vida e comodidades que o comum cidadão apenas podia sonhar - quando sonhava.



Com o conflito foram desalojados os proprietários e os apartamentos ocupados por famílias polacas. Mais tarde a mando do governo, atirariam várias famílias num só apartamento, compartilhando todos uma só casa-de-banho, sem privacidade e condições de higiene.
No fim da guerra os seus proprietários haviam morrido nos campos de concentração ou, após o regresso, simplesmente seriam expulsos dos lares que outrora lhes pertenceram, há quem os reclame hoje em dia.

Durante o período da Polska Rzeczpospolita Ludowa (República Popular da Polónia) a industria da cidade seria revitalizada, as fábricas, as grandes manufacturas, as editoras e a industria pesada atraíram muitos polacos para as grandes urbes, não só em Łódź como no resto da Polónia. Muitos desses edifícios seriam reocupados por esses trabalhadores mas não sofreram grandes obras de manutenção, até hoje.
Com a queda - de podre - da Polónia socialista a industria ressentiu-se, muitas empresas estatais inviáveis faliram imediatamente quando se viram sem o suporte do Estado, os trabalhadores tiveram de encontrar outras ocupações, reformaram-se ou voltarem para o interior.

Escadarias de um dos edifícios antigos no centro de Łódź. Embora degradados, sem tinta ou negros de sujidade, com tijolos à mostra, cobertos com diversas camadas de tintas plásticas grossas e cores berrantes os prédios antigos de Łódź revelam o estilo Secessão em todo o seu esplendor. No interior os tectos altos permitem um ambiente em que se pode respirar, sem a sensação - quase claustrofóbica - de muitos apartamentos sociais construídos durante o período socialista.

Muitos destes edifícios ficaram abandonados, muitos desses prédios devolutos, muitas fachadas e varandas ruíram, no entanto outros seriam restaurados sendo hoje em dia locais onde podemos ver restaurantes, cafés, lojas, apartamentos de habitação (ditos exclusivos), zonas comerciais e pensões, por vezes hotéis.
Um dos ex-libris da cidade de Łódź, a Ulica Piotrkowska (ulica - lê-se ulitsa - significa rua) é um verdadeiro repositório deste estilo Secessão e desta Polónia desaparecida, ficam os fumos de uma época gloriosa.


As típicas vielas de Łódź. Outrora habitações de luxo da elite da cidade, hoje em dia apenas fumos de uma época que marcou a história deste país. Durante a noite algumas estão fechadas por pesadas portas, outras ficam abertas para servirem de passagem a alguma paragem de autocarro ou eléctrico, ou para receberem os frequentadores de bares, cafés, clubes, pizzarias e até, nalguns casos, os clientes de sex shops!



1 comentário:

aLaNa disse...

ola! tenho uma curiosidade, talvez vc possa me ajudar..
pq o nome da cidade é Lodz, barco, se geograficamente fica bem no meio do país? alana_sch@hotmail.com