sábado, 7 de março de 2009

Os Kaszuby - Minoria étnica na Polónia





Os Kaszuby (leia-se cachube) estão para os polacos como nem os mirandeses estão para os portugueses; o dialecto kaszuby é quase impossível de perceber para muitos polacos mesmo sendo os Kaszuby um povo eslavo.

Esta minoria étnica reveste-se de particular interesse num país em que existe uma uniformidade em relação ao idioma ressalvando as pronúncias características de determinadas regiões como por exemplo na Silésia ou nas regiões montanhosas a Sul da Polónia.

A região de Kaszuby fica a Norte da Polónia e é banhada pelo delta do Vístula e pelo Báltico, sendo vizinha da conhecida cidade de Gdańsk ou da Trójmiasto (as três cidades) que são Gdańsk, Sopot e Gdynia.

Como todos sabemos a Polónia é um país com uma história dramática, feita de expansões e retracções territoriais, de divisões forçadas, lutas, extermínios e banhos de sangue.
Os Kaszuby sofreram as tormentas da história da Polónia e em especial da história de Gdańsk (Danzig para os alemães). De acordo com a Wikipédia apenas 5100 indivíduos possuem nacionalidade Kaszuby, no entanto pelo menos 50.000 falam este dialecto.

Reclamado pela Prússia, pela Alemanha e pela Polónia a região foi disputada amiúde sendo hoje em dia parte da região de Gdańsk.








3 comentários:

Anónimo disse...

A pronúncia e os dialetos fazem parte de qualquer povo ou nação. Aqui na Silêsia apesar de não saber polaco já consigo destinguir o que é dialeto e língua polaca pura. Ok algumas palavras apenas. Mas é fenómeno de quase todas as regiões. Em Mazury onde já fui várias vezes também existem essas diferenças mas disso ainda não apanho. Verdade verdadinha é mais divertido ouvir os sotaques da nossa terra. Alentejanos, beirões, açorianos (os kaszubys portugueses), nortenhos, ribatejanos. Ao menos percebemos e dão-se risadas com sentido. Agora por cá não os percebemos temos de ser mais comedidos.

Anónimo disse...

ola ricardo. tambem eu estive em erasmus na WSHE. tambem eu la conheci a miha "cara-metade". O Problema é que o meu erasmus acabou ha uma semana..e eu ja tou farto de estar neste miseravel país (sem polacas) que é portugal. Assim sendo,gostaria de contactar contigo para que me pudesses informar de locais onde possa procurar emprego aí em Lodz.
aqui fica o meu email :

tiago_alexx@hotmail.com

Um abraço

Anónimo disse...

O PM da Polónia, Donald Tusk, é cassúbio, podias acrescentar isso no teu comentário


abraço


sérgio