segunda-feira, 16 de março de 2009

Capoeira no meu vão das escadas


Não, nenhum dos meus vizinhos instalou uma capoeira no vão das escadas.

Exceptuando o bêbado do ultimo andar deixar o seu velho cachorro canceroso fazer cocó e chichi nas portas dos outros, à parte dos meus vizinhos de baixo (aos quais deixei de falar depois de se terem embebedado a ponto de deixarem tocar música das três da manhã até às sete e meia e recusarem desligar a aparelhagem) dou-me bem com os restantes e não venho desancar em nenhum deles por causa de uma capoeira.

A capoeira a que me refiro é mesmo brasileira e tem na sua longa história a mão dos nossos "egrégios avós" a partir do momento em que começaram o chamado tráfico negreiro que é no fim de contas um eufemismo para escravatura.
A semana passada descia as escadas e reparo que no painel dos anúncios no vão das escadas estava um papel A4 de cor amarela que rezava assim:

ASSOCIAÇÃO DE CAPOEIRA LAGOA DA SAUDADE III, ŁÓDŹ POLÓNIA.

Num dia de rotina, num país onde se fala uma língua eslava, ler algo escrito em português reveste-se de uma estranheza inusitada mas lá estava o anúncio! Claro que o título estava em português mas o corpo da notícia em polaco, apelando a um grupo de praticantes de Capoeira denominado de Associação Capoeira Lagoa da Saudade III.



Curiosamente existe um grupo Lagoa da Saudade II em Portugal (no Porto) e como o mundo é pequeno assisti em tempos a uma exibição destes na minha terra minhota de Vila Nova de Famalicão! Hoje passados tantos anos reencontro-os (porventura as mesmas pessoas) na Polónia, na minha segunda terra natal, Łódź.

De acordo com a Wikipédia a Capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura luta, dança, cultura popular e música tendo sido desenvolvida por escravos africanos levados para o Brasil pelos portugueses, fica também a informação que Capoeira não tem nada a ver com capoeiro e com galináceos, na realidade o nome parece provir ora de umas ervas rasteiras que abundam no Brasil ou dos Índios (capuera).

Brazylia nie jest taki daleko
(O Brasil não fica assim tão longe)

Sim, é verdade que portugueses e brasileiros tem um idioma em comum, com a ressalva da pronúncia e gramática, e é também verdade que passamos a vida em inúteis despiques na Internet (por vezes são mais hilariantes do que outra coisa) mas o facto é que entre estas duas nacionalidades há, regra geral, uma empatia quase imediata.

A Polónia foi local de eleição para alguns portugueses mas também para alguns brasileiros no entanto ainda não cruzamos estas duas realidades e não existe - que saiba - uma proximidade ou união entre estas comunidades em terras polacas.
Em Varsóvia e em Zakopane existe um restaurante (nunca lá fui) chamado Churrasco do Landa que tem no seu menu pratos brasileiros, como churrasco e bife com piri-piri (o gindungo como dizem em Angola) e até moqueca de peixe, não consegui ver se têm a famosa picanha mas parece-me que não.


E para finalizar, visto que não sei colocar vídeos do Youtube no blogue, a letra de uma popular canção brasileira que diz muito deste povo.

ISTO AQUI O QUE É - Ary Barroso

Isto aqui, ô ô
É um pouquinho de Brasil iá iá
Deste Brasil que canta e é feliz,
Feliz, feliz...

É também um pouco de uma raça
Que não tem medo de fumaça ai, ai
E não se entrega não

Olha o jeito nas 'cadeira' que ela sabe dar
Olha só o remelexo que ela sabe dar

Morena boa, que me faz penar,
Bota a sandália de prata
E vem pro samba sambar


Endereço do Churrasco do Landa: http://www.churrasco.pl/

8 comentários:

Rui Vilela disse...

Há +4 grupos em Lodz, além desse.

João Tavares disse...

Pelo que sei, o Churrasco do Landa tem preços acima da média, e não é um local muito visitado pelos polacos, (pelo menos em Zakopane)

Estive com vontade de lá ir, mas... com tantos restaurantes de rodizio em Portugal que só de pensar fico cheio... lol

Para além disso a minha namorada não come carne, mas se falas na tal moqueca de peixe... isso já me faz pensar outra vez.

Pode ser que quando lá estiver agora na Páscoa que de lá um saltinho ;)

Anónimo disse...

Coincidências deste mundo... Aqui na Silésia dou aulas de Português a um grupo de Polacos que estão a aprender capoeira. Só soube disso recentemente. Anda tudo com vontade de sol... eu também...

Ricardo disse...

@ Rui: Nao sabia que eram tantos, existe o Unicar que fez uma exibicao aquando dos 25 anos de Radogosz.

@ João: Um restaurante brasileiro em Zakopane não dá a bota com a perdigota! Agora um szaszłyk e uma caneca de piwo na bela Zakopane sim! Eu e a cara-metade passamos lá momentos inesquecíveis em pleno Inverno.

@ Zé da Bola: Já aqui passei 6 Invernos, sinceramente que é demais estes três meses, valha-nos a Primavera para esquecer este hiato.

João Tavares disse...

Tens razão Ricardo, tanto não dá a bota com a perdigota que "churrasco do landa" já não anda por aquelas paragens. agora não perguntem o porquê, só sei que não era o sitio mais popular da zona :P

PM Misha disse...

não querendo ser má língua, esse churrasco de varsóvia não vale nada!
fui lá duas vezes, ambas em festas de anos, e em ambas as vezes encharcaram-me de frango e bacon antes que viéssem porções mínimas das carnes boas como picanha, maminha e filé e é uma guerra para termos feijão e arroz nas mesas.
existe um argelino que é engraçado, farta-se de dizer palavrões em português e dança com os clientes e têm um mariachi (!) a cantar músicas de índios.

brasileiros amigos dizem que já foi bom, agora devem ter relaxado na genuinidade das coisas e enganam os polacos com caipirinhas de pacote e frango na brasa, eu não gasto lá nem mais um tusto.

Anónimo disse...

[url=http://firgonbares.net/][img]http://firgonbares.net/img-add/euro2.jpg[/img][/url]
[b]software rights for sale, [url=http://firgonbares.net/]buy software license[/url]
[url=http://firgonbares.net/][/url] kaspersky 8.0.0.454a.b key software for academic use
store building software [url=http://firgonbares.net/]discount music software[/url] discounted software
[url=http://firgonbares.net/]educational software sales[/url] to purchase new software
[url=http://firgonbares.net/]microsoft sync software[/url] adobe creative suite 4 production premium full download
student software stores [url=http://firgonbares.net/]line shop software[/b]

Anónimo disse...

[url=http://hopresovees.net/][img]http://vonmertoes.net/img-add/euro2.jpg[/img][/url]
[b]download windows xp, [url=http://bariossetos.net/]adobe creative suite 3 cs3 design premium student discounts[/url]
[url=http://bariossetos.net/][/url] www macromedia com software flashplayer error 1606 coreldraw windows vista
buy antivirus software online [url=http://vonmertoes.net/]has anyone got a .msi file for adobe acrobat 9[/url] windows vista ultimate upgrade
[url=http://bariossetos.net/]office 2007 enterprise edition[/url] Mac StuffIt Deluxe 2009
[url=http://vonmertoes.net/]adobe photoshop cs3 studio techniques[/url] stop shop software
buy copied software [url=http://hopresovees.net/]office 2007 enterprise volume license product key[/b]