terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Queijo regional Oscypek - Eu bem queria mas...


Eu bem queria gostar de Oscypek mas não consigo... desculpem...

O queijo Oscypek é um dos queijos mais tradicionais da Polónia, oriundo da região Sul do país - da cadeia montanhosa dos Tatras - o Oscypek é feito de queijo de ovelha não-pasteurizado, salgado e posteriormente fumado, normalmente é moldado em forma de algo que se assemelha a uma granada de mão ou a um RPG soviético.

Experimentei comer o dito com uma cerveja a acompanhar mas não ajudou muito. Na bela vila de Zakopane cheguei a comer um pedaço bem grande cortado a navalha e in loco por um dos muitos vendedores de uma das muitas lojas que vendem artigos regionais e tradicionais mas com um "very good and different..." (na altura não falava polaco) acabei por evitar o que diria hoje em dia - oh kurde!!! Dziwnie smakuje!!! (brincadeira).

11 comentários:

Rui Vilela disse...

Bastou provar uma vez para não comer mais :)

Anónimo disse...

Definitivamente todos diferentes e todos iguais. Este fim de semana aqui na zona (Beskidi) tive num jantar, num desses restaurantes das montanhas, onde foi servido o dito cujo. Vi fazerem a tradicional fumaça e... foi comer e chorar por mais. Não é o meu favorito mas gostei imenso do queijo.

Ricardo disse...

Ze da Bola... Medalha de Honra!!! O primeiro português que me diz gostar de Oscypek!!! :)))

João Tavares disse...

Epá meus amigos não digam isso! e eu que sou apaixonado por Oscypek! hein? :O

Não é por nada que sempre que a minha namorada vem a Portugal vem especialmente carregada com alguns desses maravilhosos queijos para eu degustar (e não apenas eu, como todos os meus familiares) gostam muito também...

Posso dizer também que tenho alguma sorte, visto que a minha namorada é natural de Zakopane...e facilmente pode comprar os verdadeiros Oscypek que são feitos com leite de cabra e possivelmente podem ter até 20% de leite de vaca...

Tal como em Portugal para se poupar e ganhar mais uns zlotys, também se faz trafulhices... ainda para mais, turistas para ser enganados é o que não faltam por aquelas bandas, até parece o metro da Baixa-Chiado em hora de ponta! lol

Já agora... porque não experimentam Oscypek frito? É fácil de fazer é por um pouco de manteiga na frigideira, e cortar o queijo em fatias um pouco grossas e deixa-los até ficarem digamos "queimaditos" e quem quiser por um pouco de ketchup et voila! uma refeição rápida e deliciosa (pelo menos para mim)

Abraço!

Anónimo disse...

Oi Malta, apesar de nao estar na Polonia, a minha esposa e polaca, mas voltado ao queijo...
Esse queijo assado na brasa com doce de frambuesa e delicioso e eu adorei-o ao ponto de pedir a minha sogra para mo enviar para Inglaterra.

João Lima disse...

Esse queijo por ser bastante salgado e com um intragável sabor a fumo valeu-me uma grande ressaca, pois a acompanhar apenas havia Vodka e um estranho sumo de maçã com menta............. Bem aprendi da forma mais dura.

Maciek disse...

Oscypek Rules !!!

Gosto imenso.


Abraço para oscypek-lovers !

Anónimo disse...

Ricardo,

Também não sou propriamente adepto. E então só o facto de saber que não é pasteurizado não ajuda nada... :-D

Abraço,
Daniel

Ricardo disse...

Estava enganado... afinal o Oscypek tem os seus apreciadores mesmo os que vêm das longínquas terras lusas!

Quanto ao pasteurizado... bem... aquilo é mesmo para se comer tipo Kamikaze! Se correr mal chama-se o Gregório ou então recorre-se a uns shots de vodka polaco que matam o bicho em dois tempos. :)))

Tenho de experimentar o tal Oscypek frito, agora fiquei curioso.

PM Misha disse...

é bom, sim senhor!
provado e aprovado q:)

Anónimo disse...

eu adoro!!!!

paulo