terça-feira, 2 de dezembro de 2008

O FSO Polonez - Polski Motoryzacja

FSO Polonez Caro - Like it or leave it... muitos polacos dirão leave it...


Quem vive na Polónia conhece sobejamente este veículo, trata-se de um FSO Polonez de fabrico polaco.

Um post num blogue acerca do Polonez parece ser uma perda de tempo (porventura até é) mas a verdade é que o Polonez foi, e ainda é, parte integrante da paisagem automobilística polaca, o Polonez foi o primeiro carro de muitas famílias polacas, a primeira grande alegria e com certeza fonte de muita irritação pois, dizem os polacos, que os FSO não eram grande coisa no que diz respeito a fiabilidade.

Este modelo tinha como função substituir o FSO 125 P ou "Duży Fiat", baseado no luxuoso Fiat 125 italiano, mas conviveram "amigavelmente" durante décadas, ou seja, o Polonez não substituiu o 125 P mas complementou-o... Para quem não sabe o Polonez é basicamente um 125P no que diz respeito ao chassis e soluções mecânicas, o que mudou foi o chapéu... ou seja, a carroçaria.

Em 1978 a FSO apresenta a primeira versão do Polonez que se identifica pelos quatro faróis redondos na frente e frente plástica, este modelo foi desenhado por Giugaro, o conhecido designer italiano, e foi exportado para imensos países, sobretudo do bloco soviético mas é possível ver Polonezes em países tão distantes como por exemplo no Egipto e no Vietname.

A história da indústria automobilística polaca é muito interessante. No final da II Guerra Mundial os polacos produziram alguns modelos populares, como o Warszawa, baseados em modelos da URSS, mais tarde a FSO criou modelos baseados em Fiats italianos como por exemplo o 126 P e o 125P mas também montaram alguns 127 e 128 Sport Coupé. No entanto com o Polonez foi possível demonstrar a capacidade dos engenheiros polacos.

Infelizmente o Comité Central cortou as asas ao engenheiros polacos e deixaram dezenas de projectos interessantes nas gavetas. Desde versões roadster do Syrena a protótipos de Coupés, Polonezes 4x4, micro-carros estilo Twingo, desenhados 15 anos antes deste modelo da Renault, até ao projecto da Euro-van que, em meados dos anos setenta apresentava um projecto, que seria visto nas ruas europeias décadas depois na forma de uma Renault Traffic.

Este modelo da FSO nunca passou de protótipo devido ao sistema político

O Polonez teve dezenas de alterações estilísticas, versões de todos os tipos como as pick-up, furgão, station, ambulância e coupé, e recebeu motores diesel de origem PSA (Peugeot) e motores a gasolina de 16 válvulas de origem Rover (iguais aos motores dos Rover 214/414).

Em 2002 o Polonez acaba a sua carreira de décadas.

Curiosamente o FSO Polonez, mesmo tendo inúmeros problemas mecânicos, apresentou resultados surpreendentes num teste de colisão efectuado em 1994. A frente absorveu bem o choque, as portas abriram depois do embate e o depósito de combustível não rebentou.

Quem diria?

1 comentário:

Anónimo disse...

Não paras de me surpreender.
É interessante saber algo desses carros,tanto mais que durante décadas pouco mais que isso haveria