Quem vive na Polónia conhece sobejamente este veículo, trata-se de um FSO Polonez de fabrico polaco.
Um post num blogue acerca do Polonez parece ser uma perda de tempo (porventura até é) mas a verdade é que o Polonez foi, e ainda é, parte integrante da paisagem automobilística polaca, o Polonez foi o primeiro carro de muitas famílias polacas, a primeira grande alegria e com certeza fonte de muita irritação pois, dizem os polacos, que os FSO não eram grande coisa no que diz respeito a fiabilidade.
Este modelo tinha como função substituir o FSO 125 P ou "Duży Fiat", baseado no luxuoso Fiat 125 italiano, mas conviveram "amigavelmente" durante décadas, ou seja, o Polonez não substituiu o 125 P mas complementou-o... Para quem não sabe o Polonez é basicamente um 125P no que diz respeito ao chassis e soluções mecânicas, o que mudou foi o chapéu... ou seja, a carroçaria.
Em 1978 a FSO apresenta a primeira versão do Polonez que se identifica pelos quatro faróis redondos na frente e frente plástica, este modelo foi desenhado por Giugaro, o conhecido designer italiano, e foi exportado para imensos países, sobretudo do bloco soviético mas é possível ver Polonezes em países tão distantes como por exemplo no Egipto e no Vietname.
A história da indústria automobilística polaca é muito interessante. No final da II Guerra Mundial os polacos produziram alguns modelos populares, como o Warszawa, baseados em modelos da URSS, mais tarde a FSO criou modelos baseados em Fiats italianos como por exemplo o 126 P e o 125P mas também montaram alguns 127 e 128 Sport Coupé. No entanto com o Polonez foi possível demonstrar a capacidade dos engenheiros polacos.
Infelizmente o Comité Central cortou as asas ao engenheiros polacos e deixaram dezenas de projectos interessantes nas gavetas. Desde versões roadster do Syrena a protótipos de Coupés, Polonezes 4x4, micro-carros estilo Twingo, desenhados 15 anos antes deste modelo da Renault, até ao projecto da Euro-van que, em meados dos anos setenta apresentava um projecto, que seria visto nas ruas europeias décadas depois na forma de uma Renault Traffic.
O Polonez teve dezenas de alterações estilísticas, versões de todos os tipos como as pick-up, furgão, station, ambulância e coupé, e recebeu motores diesel de origem PSA (Peugeot) e motores a gasolina de 16 válvulas de origem Rover (iguais aos motores dos Rover 214/414).
Em 2002 o Polonez acaba a sua carreira de décadas.
Curiosamente o FSO Polonez, mesmo tendo inúmeros problemas mecânicos, apresentou resultados surpreendentes num teste de colisão efectuado em 1994. A frente absorveu bem o choque, as portas abriram depois do embate e o depósito de combustível não rebentou.
Quem diria?
1 comentário:
Não paras de me surpreender.
É interessante saber algo desses carros,tanto mais que durante décadas pouco mais que isso haveria
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