sábado, 15 de novembro de 2008

Energia solar nos cortiços




O que podem ver na imagem são os prédios (mieszkania) típicos da Polónia comunista contudo com uma estrondosa diferença volvidos quase 30 anos desde que foram feitos.
Foram reconstruídos com material de isolamento exterior, pintados em cores mais claras, deixando o cinzento de outros tempos para trás, e agora até têm instalados painéis solares nos telhados.

Esta é a minha vizinhança, ou osiedla com dizem os polacos. A Polónia é um dos países da União Europeia com maior emissão de gases prejudiciais a atmosfera; a redução da poluição atmosférica foi um dos pontos que a UE exigiu que se tomassem medidas por parte do governo polaco.

Assim, graças a fundos estruturais da UE, muitos prédios na Polónia passarão a ter a água quente aquecida a energia solar, para tal são instalados nos telhados uma série de painéis que a funcionarem em conjunto auxiliam o aquecimento da água da companhia.

O objectivo principal é o de não sobrecarregar as centrais eléctricas que funcionam, em grande parte, a carvão. A Polónia é um dos países da UE com maior extracção e consumo de carvão e um dos gigantes exportadores do mesmo.

A queima de carvão é um problema sério para a Polónia. Por um lado o carvão é uma fonte de rendimento do país desde longa data e a redução do consumo implica perdas económicas consideráveis, por outro lado a poluição atmosférica é um assunto muito sério, para não dizer grave, neste país. Não é segredo (quando muito segredo de polichinelo) que os indicadores de poluição na Polónia são maus.

De acordo com fontes do InterScience Journal [1], a Polónia desde há 50 anos a esta parte tem deteriorado severamente o ambiente afectando a fauna e flora do país bem como a saúde pública.
Todos os anos são despejados entre três a quatro milhões de toneladas de gases tóxicos para a atmosfera como Dióxido de Enxofre entre outros, mais de 75% das águas do Vístula são impróprias para consumo inclusivamente consumo industrial.

Esperemos que o bom senso e sobretudo campanhas informativas modifiquem o estado das coisas.

Paraísos como os lagos e as grandes florestas polacas, onde ainda se encontra o bisonte europeu (żubr), não podem desaparecer nem ser ameaçadas por atitudes irresponsáveis daqueles que exercem o poder.

Floresta polaca de Białowieża [2]

[1] http://www3.interscience.wiley.com/journal/119279723/abstract?CRETRY=1&SRETRY=0

[2] http://cicg-iccg.org/communs/Pologne/geo19park-en.htm

7 comentários:

Rui Vilela disse...

No próprio parque nacional dos Tatras, há lá zonas que as árvores estão a ser destruídas por chuva ácida. A energia solar não me parece um caminho a seguir, porque o tempo de sol na Polónia e a própria latitude fazem esta tecnologia uma opção bastante ineficiente.

Mesmo a energia eólica só pode ser aproveitada no sul mais montanhoso, ou em montes do país (mas transportá-la para o norte sem perda de potência é um problema). Isto se ninguém se importar de colocá-los em parques nacionais, que são à volta de 21 no país. Portugal já não tem uma paisagem que não tenha um gerador eólico, já ocupam uma fatia importante da produção de electricidade.

Geraldo Geraldes disse...

Bem, apesar de não ser grande expert em energia eólica, só para dar uma achega às tuas palavras Rui. É falso dizer que as zonas melhores para energia eólica na Polónia estão nas montanhas a sul. Os melhores sítios são entre toda a costa que vai de Gdansk a Szczecin (que claro está, tem parques naturais a dar com pau). E o problema está mesmo é em trazer a energia do Báltico para o sul (porque as linhas não têm condições).
Mas olha, que países como Alemanha ou Aústria usam mais energia solar para aquecimento do que Portugal, por isso não é tão descabido também na Polónia.

Ricardo disse...

Confesso que sou bastante céptico em relação a estes painéis solares. Espero não ter de tomar banhos "frescos" graças a esta "inovação" do condomínio. :)

Como bem sabemos o Sol nestas paragens é, grosso modo, fraco e ainda hoje de manhã estavam -3 e os painéis gelados com uma película de gelo em cima.

A ver vamos...

Anónimo disse...

Não esquece, que o " aquecimento global feito por homem" é uma grande mentira e manipulação.

Nice blog !

Porciak.
http://portugalia.aceboard.com

Anónimo disse...

PS. CO2 causa só 3,62% efeito de estufa. Agua de mar causa 95% efeito de estufa.

http://www.builddesk.pl/ochrona+%c5%9brodowiska/klimat/gazy+cieplarniane


Keep up good blog Ricardo!

Porciak

Anónimo disse...

bom comeco

Anónimo disse...

Thanks :)
--
http://www.miriadafilms.ru/ купить фильмы
для сайта tugasnapolonia.blogspot.com