terça-feira, 18 de novembro de 2008

A como Amor - M jak Miłość


A Polónia tem o seu Dallas, chama-se M jak Miłość (leiam M iaque miu-osh-tch)

As telenovelas polacas são acima de tudo decentes... não temos mulheres histéricas a gritarem a toda a hora, decotes que praticamente só cobrem os mamilos, não temos rabos latinos em vestidos justos nem palacetes estilo novo-rico como em muitas novelas brasileiras, mexicanas e venezuelanas. Os homens são regra geral tímidos e cavalheiros mas existem também os vilões.

Normalmente os vilões polacos são de poucas falas, não se exaltam e são para todo o efeito verdadeiros filhos da puta. Desculpem a "linguagem de caserna" mas pareceu-me a mais adequada para os descrever.

Nas telenovelas latinas temos sempre ingredientes essenciais. Mulheres descascadas, piscinas, sexo, traição e traição, porrada, morte, tiros e machos latinos morenos de pelo no peito ou então depilados mas sempre com um estilo Zézé Camarinha escolarizado. Todos os personagens falam alto e choram frequentemente.

Quem aprecia o estilo então esqueça o M Jak Miłość. Este seriado é decente, temos histórias de amor, traição, violência, acidentes de automóvel, morte e ódios de estimação mas sempre em voz baixa, sem exaltações e sem grandes manifestações emocionais. Desengane-se quem pensa que os polacos são frios ou distantes. Não são!

Nós, os portugueses, e a "latinada" em geral, é que somos exaltados e barulhentos, os portugueses são, para todos os efeitos, uma espécie de espanhóis tímidos.
Se nos morre o cão choramos, dizemos "ai coitadinho do meu cão!!!" e ficamos com um aspecto tipo Amália Rodrigues a cantar "Povo que Lavas no Rio", ao passo que os polacos ficam calados, com os olhos marejados mas sem comentarem, no entanto sentem a dor tanto quanto nós.

Talvez esse seja o segredo das relações luso-polacas, umas pitadas de emoção latina misturadas com umas pitadas de racionalidade eslava.

1 comentário:

João Tavares disse...

Acho que tens toda a razão caro amigo! eu bem vi uns seriados que já estavam quase no episódio 1000 lol
mas houve 1 que gostei mais em particular, o titulo não sei... mas era uma serie policial gravada em Cracóvia, se não me engano acho que é uma coisa parecida com "Detektyw" não sei se serão casos da vida real, mas o certo é que mesmo não entendendo nada de polaco ficava com os olhos colados à TV (e não era por causa da Doda) lol e a series em inglês dobradas em polaco... são de mais! e muito anoying! porque acabo por não perceber nem uma coisa nem outra lol