domingo, 20 de março de 2011

"Polska" em fotos de telemóvel

Ao longo de meses as fotografias que vamos tirando com o telemóvel acumulam-se na memória do mesmo. Quando damos conta já temos fotografias de todas as estações do ano ou de insólitos que nos levaram a tirar uma fotografia em determinado momento. Eis alguns dos meus instantâneos.

O lago artificial a um quilómetro de casa descongelou após meses de gelo. Prenúncio da Primavera que se aproxima a passos largos. 
As pizzas de Łódź. A versão "Mega" com 60cm de diâmetro. Dizem que Łódź tem das melhores pizzas da Polónia. Não sei se é verdade mas o facto é que a variedade, tamanho e quantidade de pizzarias proporcionam estes verdadeiros "volantes de camião" que, frequentemente, vêm acompanhados com molho de tomate e de alho. O garfo serve como medida para que o leitor possa entender o tamanho da mesma. Tudo isto, com entrega e os dois molhos, por apenas 5€ (21PLN)

Perto de casa, no fim do quarteirão, uma espécie de coreto dos tempos do comunismo, ou melhor, o que resta dele. Em tempos haviam aqui atividades lúdicas para as crianças e para a vizinhança. O tempo passou e devagarinho vai desaparecendo um dos últimos vestígios da PRL ou República Popular da Polónia.

O tal lago artificial há um par de semanas estava congelado. Atirei uma pedra pequena para testar o gelo e a mesma ficou na superfície. Obviamente que não caminhei mas nota-se que alguém andou de bicicleta por lá.

Idem

Diz a placa que é proibido deitar entulho no entanto alguém esqueceu este Daewoo Nexia enferrujado mesmo ali ao lado.

E por falar em esquecimento... Três garrafas de água mineral Cisowianka niegazowana (sem gás) ficaram esquecidas na bagageira quando lá fora faziam -15. Estavam completamente congeladas no dia seguinte e demoraram quase 24 horas a descongelar. Isto sim é água fresquinha...

Uma manhã de Inverno qualquer com -16. Os cristais líquidos do relógio ressentem-se com o gelo, deixam de funcionar como deve ser.

Uma árvore junto à farmácia do bairro que caiu numa noite de ventos fortes. Uma sorte ninguém ter morrido ou ficado ferido!

Placa sobre o gueto de Łódź no parque Staromiejski. Aqui foi em tempos o coração do gueto judeu durante os anos 40.

O céu polaco parece ter um azul mais "indigo" do que em Portugal.

Um visitante de Inverno espreita na varanda da sala. Melhores dias virão!

Łódź - centro da cidade e alguns vestígios da outrora florescente industria têxtil.

Os polacos não gostam de deitar coisas fora. Não pela questão de serem agarrados a objetos que já não têm valor mas pelo facto de pensarem que alguém pode querer, por exemplo, um velho sofá para levar para a casinha de campo ou alguém sem posses que precise. Gestos que aprecio bastante. Este velho sofá não teve préstimo devido à neve que caiu copiosamente em Janeiro.

Cenário no pico do Inverno

Idem

O campo de basquetebol nas traseiras do prédio fica irreconhecível. No momento em que escrevo estas linhas já há adolescentes a atirar bolas ao cesto e neve nem vê-la! 

Este Inverno foi duro com a quantidade de neve que caiu.

Chocalhando como velhas latas de conserva vazias os Elétricos antigos (em polaco Tramwaj) ainda vão servindo muitas linhas da rede de transportes da cidade de Łódź. Novas unidades vão substituindo as antigas que se encontram amiúde neste estado, vandalizadas com "tags" e riscos nos vidros feitos a chave. Há um plano de generalização de circuitos de CCTV em autocarros, elétricos e comboios de Łódź para apanhar vândalos e criminosos.

Uma feira de produtos biológicos em Łódź. Um interesse crescente no mundo ocidental, um regresso às origens e sobretudo o meio de sobrevivência do pequeno agricultor, do apicultor e daqueles que fazem o possível por manter os produtos naturais e regionais - como os queijos, os salpicões e o pão - sem a intervenção de normas estandardizadas da UE. Poland goes green!

O nosso fornecedor de produtos biológicos. No seu velho furgão Mercedes a gasóleo ou no igualmente velho BMW 316i a GPL o nosso agricultor biológico percorre meia-Polónia para vender os seus produtos. Frutas, legumes e hortaliças plantados numa quinta lá para os lados de Poznań sem recurso a pesticidas, aditivos ou herbicidas.

Uma velhinha no mercado vende cogumelos selvagens.

Em Łódź há cangurus. Saudades de Austrália?

Um velho furgão de fabrico polaco ZUK, muito popular na Polónia mas em vias de extinção. Já vi destes veículos no Egipto e mais tarde fiquei a saber que a Polónia comunista vendeu a patente aos egípcios passando a produção a ser local. 
Genial publicidade de um concessionário da VW em Łódź. Uma das marcas favoritas dos polacos.

Sem comentários: