segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Morreu o cineasta Andrzej Wajda

A cultura e o mundo cinéfilo polaco e mundial ficou ontem mais pobre. Morreu o <<Manoel de Oliveira>> polaco, Andrzej Wajda, uma longa vida de 90 anos e obra que perpétua momentos históricos significativos da Polónia, da sua rica e dramática história mas não só... Cinzas e Diamantes, Pan Tadeusz, Homem de Mármore, Homem de Ferro, Terra Prometida, Kanal e o impressionante Katyń (2007) são apenas alguns dos títulos mais conhecidos deste prolífico realizador polaco.


A vida de Andrzej Wajda daria per se um filme... Vivendo a tragédia da invasão da Polónia pela Alemanha Nazi e pela URSS em 1939 e em idade militar foi profundamente marcado pela morte do seu pai no Massacre de Katyń vindo a combater na Resistência e posteriormente no Exército Nacional no pico do conflito. No pós-guerra regressa a Cracóvia onde estuda na Academia de Belas-Artes e posteriormente na Escola de Cinema de Łódź.

Descreveu com grande profundidade momentos dramáticos, senão trágicos, na história e vida dos polacos nomeadamente o pós-guerra em filmes como Pokolenie, Cinzas e Diamantes e Canal, considerados como uma Trilogia, sobre o regresso (possível) à normalidade depois de um conflito que praticamente dizimou a Polónia e tentou, debalde, a aniquilação total da nação polaca e sua identidade.

Outro dos ícones da sua obra é o filme Ziemia Obiecana (Terra Prometida) sobre o período da Revolução Industrial na Polónia e o centro industrial têxtil que era na altura a cidade de Łódź. A falta de empatia dos patrões com os empregados, as condições inenarráveis de higiene e segurança no trabalho, o sub-mundo dos semi-escravos nas gigantescas fábricas, as intrigas e lutas intestinas entre a elite de Łódż e o brutal contraste entre ricos e pobres numa cidade em que a industria até os rios enterrou, culmina com o inicio dos movimentos socialistas que iriam mudar a face do país no século seguinte.

Desiludido com o rumo que o sistema comunista-socialista seguia, estando a Polónia reduzida a um dos países-satélite da URSS (ainda hoje um estigma bem presente na sua história) foi critico dos soviéticos e do governo pró-URSS, a sua visão bem explicita nos aclamados filmes Homem de Mármore em 1977 e Homem de Ferro em 1981 - ano do Estado de Sitio declarado pelo General Jaruzelski. Ano esse em que adere ao Sindicato Livre Solidariedade (Solidarność) passando a fazer parte do movimento de libertação dos grilhões pró-URSS, liderado por o sindicalista de Gdańsk, Lech Wałęsa.



Em 2007 estreia o filme Katyń que demonstra de modo impressionante os eventos que levaram ao Massacre de Katyń, considerado durante décadas como autoria dos Nazis (ainda que negado por os mesmos) e como <<teoria da conspiração>> por aqueles que afirmavam a pés juntos ser uma orquestração dos russos para eliminar a elite intelectual, militar e politica da Polónia, parte do plano de limpeza étnica conveniente quer aos nacional-socialistas alemães quer aos Estalinistas soviéticos...

Fica a sua obra para a posteridade e uma Polónia que vê partir um dos seus grandes intelectuais, um homem de cultura e pedra de toque no mundo do cinema polaco e europeu.

Que descanse em paz, Andrzej Wajda (1926-2016)




1 comentário:

mila disse...

Paz e luz para ele.Gostei muito de saber o percurso de sua vida.Muito bem escrito.Um abraço.