segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Vê-sau-eh Sh-viont Jetche ou Wesołych Świąt Życzy - Bom Natal


A todos os leitores, amigos e familiares os votos de um Feliz Natal de 2015.




Divididos entre Portugal e a Polónia, entre o bacalhau e o śledz (arenque) e numa mesa natalícia onde convivem duas culturas distintas muitos dos nossos emigrantes por terras polacas optam por passar o Natal à sua maneira, se por aqui ficam, ou matam saudades dos seus familiares e amigos nos inúmeros e apinhados voos que os levam de volta ao grande terraço com vista para o Atlântico, que é o nosso Portugal. 


Para os que trabalham por turnos um especial desejo de boas festas (este ano calha-me o turno das 14 às 22 no dia 24) e que tenham dias de descanso depois dos dias de labuta longe dos queridos.

Os que passam a quadra natalícia na Polónia aproveitem e deliciem-se (isto é altamente controverso), se passarem o Natal em casa polaca, com o arenque, carpa, o chucrute (kapusta kiszona), o barszcz (leia-se barsh-tch) ou em vez disso a tradicional sopa de cogumelos com natas, os croquetes ou krokiety de cogumelo, as gelatinas com arenque e o Bigos.

Quanto a beberem, bem... depende. Se passarem a Consoada em casas de católicos devotos então deixem a garrafinha de tinto para o dia seguinte e vistam-se a rigor para irem à missa à meia-noite.De qualquer modo este ano não preveem neve para Dezembro e as temperaturas mesmo se negativas não passam de um digito. Boa sorte quando o padre pedir para rezarem o Pai Nosso e a Ave Maria em polaco...

Religiosos ou não, ateus, agnósticos ou de outro credo acima de tudo divirtam-se o quanto puderem.

Um Bom Natal para todos,

Ricardo Taipa


3 comentários:

Sansoni7 disse...

Olá
Votos de um Santo Natal e um excelente ano para o meu amigo e família.
O «meu Polaco» chegou ontem a terras Lusas....mas regressa em breve ao bulício de Varsóvia.
Cumprs
Augusto

Antonio Jose disse...

Bom Natal para ti e familia. E bom turno... Desta vez nao me calhou a fava mas tenho de me levantar pela fresca e trabalhar de casa bastante cedo.

Ricardo disse...

Obrigado e igualmente para vocês e família.