domingo, 4 de outubro de 2015

Pormenores da vida na Polónia - Comprehensive Guide part 1

Da gastronomia ao código da estrada passando pelo vestuário, expressões idiomáticas e gestos típicos a vida na Polónia para os estrangeiros, nomeadamente aqueles do "jardim da Europa à beira-mar plantado", assim descrito pelo poeta Tomás Ribeiro - não da autoria de António de Oliveira Salazar como muitos pensam - reveste-se de pormenores muito particulares neste pedaço de Europa que uns dizem ser Europa Central e outros de Leste ou ainda o país mais Ocidental da Europa de Leste... 

Kawa czy herbata? Café ou chá? 

Quando convidados ou quando convidam alguém ao seu lar é a pergunta sacramental logo após sermos presenteados com um par de chinelos deixando os sapatos ou ténis na soleira da porta (nem todos os polacos o fazem mas é uma pratica comum e ninguém fica ofendido) é a pergunta kawa czy herbata? ou seja, café ou chá? 

Os polacos são fãs de chá e quem aqui trabalha está habituado a vê-los ferver água nos típicos fervedores de metal, o czajnik, ou eléctricos e andarem de chávena (xícara no Brasil) ou caneca na mão beberricando o seu chá ao longo do dia, amiúde acompanhado de fatias de pão com pepino e śmietana (uma espécie de queijo fresco).


Os copos Duralex são uma das imagens do chá na Polónia, cada lar polaco deve ter pelo menos uma dúzia deles. 


O café é também presente e temos os polacos fãs do aromático grão ainda que o preparem em cafeteiras de embolo mais do que nas cafeteiras tipo italiano que em Portugal são mais populares. 

Obviamente que ao longo dos anos que foram passando, com a influência dos estrangeiros e hábitos adquiridos pelos emigrantes polacas mas também pela globalização o café expresso tem vindo a ser cada vez mais popular e é notória uma diferença abismal entre as gerações antigas e as mais novas nas preferências e métodos de fazer e beber café. 

Regras de trânsito

Sinais específicos ou um semáforo com seta verde a permitir a viragem à direita quando em frente não se pode porque o semáforo principal está em vermelho, obrigatoriedade de faróis em médios ou luzes diurnas todos os dias do ano e durante o dia, extintor obrigatório no carro, evitar beber álcool quando se conduz (mínimo 0,2) pelas penas pesadas e visita ao prokurator (Ministério Público) e por vezes ter de conduzir em velocidade são alguns dos desafios quando estamos ao volante na Polónia. 


Sinal "você tem prioridade" muito raro em Portugal mas comum na Polónia. A partir de França já se começa a ver mais frequentemente com uma pequena placa por baixo; vous avez de la priorité


Seta verde permitindo virar à direita ainda que com muito cuidado - é como ter STOP - é um dos hábitos que se aprende e, diga-se de passagem, bastante útil para não se perder tempo. 


Travessia nas passadeiras. Ninguém parou, revoltado? A regra é simples, pezinho na estrada e os condutores têm de parar, ficar em pé, na berma, à espera que parem? Mais vale esperar sentado... Na imagem acima uma passadeira pintada com formato de teclado de piano em homenagem a Frederic Chopin - considerada ilegal pelo Ministério do Transporte foi removida posteriormente.

Pneus de Inverno ou mistos (Verão/Inverno)



Pois é... há países onde se compram pneus e rolam-se neles todo o ano até ficarem carecas, outros têm de comprar pneus que sejam seguros na neve e gelo, que dêem boa tracção e travagem ou então corremos o risco de andar a "dançar" na neve como este utilizador do Youtube ZdanoG6 e o seu Fiat 126P, obviamente que o factor diversão também conta mas... 

Coisas de lençóis...



Dormir com os pés de fora ou coberto com um lençol onde se enfia um edredon é um dos "sistemas" para dormir na Polónia, já me habituei a tal ainda que tenha um cobertor extra e não consiga dormir com os "chispes" expostos ao ar... já o offspring, nascido e criado na Polónia, não consegue dormir de outra forma...

Luz, muita luz pela janela. O sol nasce a horas impensáveis e muitos dos patrícios e patrícias que conheço em terras polacas ou colocam cortinados grossos ou vendam os olhos ao estilo prisioneiro politico ou de guerra. Estores de correr em plástico é coisa que não se vê, talvez pelo frio e gelo no Inverno, e cortinas transparentes ou do tipo estores em pano são frequentes. Pela minha parte, em 12 anos de Polónia, ainda não me habituei a esta coisa do sol a acordar-me e quando vou a Portugal já não consigo dormir nas catacumbas, ou seja, com os estores totalmente fechados... 

Já diz o provérbio; em "terra estranha faz como vires fazer" mas... nem sempre é viável...

1 comentário:

JoaoJardim disse...

Tenho um nadinha a menos de anos do que tu pela Polonia e sobretudo ao que concerne aos lencois tenho o mesmo repudio... Por muitos anos que aqui aco que vou continuar a detestar assim como o ter de levar com a luz pelos olhos da cara assim tao cedo quando nao preciso de ir trabalhar.