sexta-feira, 1 de maio de 2015

Primavera na Polónia, tempo de piqueniques, barbecues trovoada e... inundações



O Inverno este ano foi longo mas piedoso apesar das temperaturas negativas que, como sempre, se fazem sentir e da neve que inevitavelmente acaba por cair mas nada comparado a outros Invernos passados onde já cheguei a sentir na pele a sensação cortante de 20 graus negativos no nariz (o resto estava tapado) e conduzir um carro com os bancos congelados tipo pedra... 2015 no entanto começa com um Primavera chuvosa e pitadas de sol aqui e ali chegando inclusivamente aos 22 positivos.


Península de Hel a Norte da Polónia

A Primavera na Polónia é sempre revestida de grandes expectativas especialmente em Maio onde se juntam dois grandes feriados, o 1 de Maio e o 3 de Maio (Dia da Constituição) e os polacos aproveitam para passar ou umas mini-férias, de preferência no Báltico ou nos Cárpatos, ou para tirarem da garagem ou da cave o grelhador com pó acumulado de meses. 

A tão popular kiełbasa (uma espécie de salsicha/alheira nacional) é comprada em quantidades industriais e acompanhada com cerveja ou vodka. Tradições antigas e bem enraizadas na cultura polaca. Para quem não come carne sugere-se uma espetada de cogumelos, pimentos e cebola regados com um fiozinho de azeite e eventualmente rolinhos de courgette com queijo feta. 

O que nem sempre é previsível nesta estação do ano é o tempo e não é incomum um fim-de-semana de grelhados começar solarengo para ficar estragado com uma repentina tempestade acompanhada de trovoada, nada que o vodka ou os "six-pack" de cerveja não façam esquecer ou pelo menos consolar a visão de ver o grelhador e o carvão ficarem ensopados de água... 



A pequena vila de Brzeziny (leia-se Bjéjinê) na voivoda de Łódź ficou totalmente inundada depois de uma repentina tempestade.

Aos que aqui vivem e vão passar a "Majówka" fora os desejos que se divirtam e apanhem bom tempo e sobretudo que tenham particular atenção na estrada. 





1 comentário:

Luís Pina disse...

Por aqui no sul da Alemanha até tem sido um começo de Primavera razoável. Espero um Verão bastante bom para este ano, depois da miséria do ano passado. A ilha de Hel parece um pequeno paraíso na Europa!

Melhores cumprimentos.
Luís Pina

www.behindtheobjective.com