segunda-feira, 26 de maio de 2014

Morreu o General Jaruzelski


Morreu no dia 25 de Maio de 2014 uma das figuras mais conhecidas do regime comunista dos tempos da então denominada República Popular da Polónia ou PRL; Wojciech Jaruzelski.

Wojciech Witold Jaruzelski 1923 - 2014


Aos 90 anos desaparece uma figura incontornável da História recente da Polónia. Após um AVC no principio de Maio do corrente ano o General faleceu num hospital de Varsóvia a escassos meses da celebração dos 25 anos do fim do regime socialista pró-soviético e consequente realização de eleições democráticas que viriam a eleger o famoso electricista dos estaleiros de Gdańsk, Lech Walęsa, e o partido do sindicato livre Solidariedade ou Solidarność.

Jaruzelski (leia-se Iaruzelski) viveu as duas ultimas décadas rodeado de polémicas quer sobre o seu papel enquanto líder do partido comunista polaco quer sobre a sua implicação nas mortes e perseguições durante o Estado de Sitio que durou desde Dezembro de 1981 até 1983. Mais tarde, já durante a Democracia, foi inclusivamente apedrejado sofrendo sequelas. 

Jaruzelski defendeu que na realidade a decisão de proclamar o Estado de Sitio foi a saída possível para evitar uma nova Primavera de Praga e que só desse modo a URSS não invadiria a Polónia para restabelecer a ordem tal como havia feito na Checoslováquia nos anos 60. Nos últimos anos de vida diz-se arrependido e pede desculpas publicamente pelo apoio do exército polaco às tropas soviéticas durante a invasão da Checoslováquia. 



No final da década de 80 com uma URSS debilitada pelo longo conflito no Afeganistão, com as frequentes greves nos estaleiros de Gdańsk, nas minas e industrias polacas o sindicato livre Solidariedade ganha momento aliado à eleição do Papa polaco João Paulo II e às reformas e abertura ao ocidente do então líder da URSS, Mikail Gorbachev e os planos da Troika e Perestroika

A sua derradeira grande participação politica tem lugar nos Acordos da Mesa Redonda em 1989 quando se demite de funções permitindo o começo de uma nova era de liberdade para a Polónia. Como efeito dominó a RDA entra em convulsão demolindo o ícone da bipolaridade dado pela Guerra Fria, o Muro de Berlim. Seguem-se outros países do Bloco Soviético e por fim a própria URSS. 

Wałęsa (70 anos) deseja melhoras a Jaruzelski (90) no princípio deste ano quando o idoso se encontrava internado no Hospital Militar de Varsóvia. Duas figuras de craveira na História da Polónia. 

Odiado por uns, amado por outros e ainda desconhecido pelas novas gerações de polacos nascidos em Democracia o General continuou a ser polémica não só pelas acusações de crimes contra o povo polaco de que foi alvo, já no principio do novo século, pelo poderoso Instytut Pamięci Narodowej IPN (Instituto da Memória Nacional) aos quais não chegou a responder em tribunal alegando doença mas pelo processo de divórcio que a sua companheira de vida ameaçou depois de, alegadamente, encontrar o General com a sua enfermeira privada de nome Małgorzata em posições menos... ortodoxas e isto ainda este ano.

A polémica segue nos próximos dias com o funeral de Jaruzelski, um católico romano, que a família e alguns apoiantes pretendem seja um funeral com honras de Estado e outros repudiam como ofensa aos mortos e vitimas do regime socialista do qual o General foi o último líder. 






Sem comentários: