segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Anna Maria Jopek e Paulo de Carvalho (Mãe Negra)

Anna Maria Jopek é um estrondoso sucesso na Polónia mas virtualmente desconhecida no resto da Europa no entanto paulatinamente vai começando a ser notada nos palcos de outros países. A cantora filha de Stanisław Jopek (um conhecido cantor de musica folk polaca) canta, toca e piano e... fala português - entre outros idiomas. Curiosamente - ou não (em virtude do seu apurado ouvido) - consegue imitar as duas pronúncias mais conhecidas da nossa língua; o Português de Portugal e o Português do Brasil o que equivale a alguém conseguir cantar em Inglês britânico e passar para Inglês americano.


Mas deixem-me corrigir o anterior. Não é que ela fale em português. Ela canta algumas canções em língua portuguesa, com aquele delicioso sotaque que as polacas têm quando falam a língua de Camões e que já arrebatou muitos corações lusitanos, brasileiros, angolanos...

Anna Maria Jopek (leia-se Iopek) é um prazer em ouvir seja em polaco em inglês ou em português e é também um prazer em ver pois tem muitos dos atributos que classificam a beleza das mulheres polacas e eslavas em geral.
 O álbum da cantora, intitulado "Sobremesa" conta com a presença e as músicas de cantores e compositores de língua portuguesa como Sara Tavares, Camané, Paulo de Carvalho, Ivan Lins, Tito Paris, Beto Betuk e Yami.



Doskonale Pani Maria! Bravo!

3 comentários:

Raquel Caldas disse...

Muito boa tarde,

Eu, Raquel Caldas e a Sandra Ribeiro, alunas do Instituto Superior da Maia (ISMAI) do 2º ano de Ciências da Comunicação, em prol da disciplina Jornalismo I estamos a desenvolver um trabalho sobre a fuga de portugueses para o estrangeiro.
Encontramos o seu blog e ficamos desde já interessadas!
Gostariamos de saber se lhe podiamos fazer uma entrevista via e-mail para publicarmos no Jornal Ágora, o projecto que todos os anos é desenvolvido pelos alunos do 2º ano de Ciências da Comunicação.
Aguardamos resposta!

Cumprimentos,
Raquel Caldas e Sandra Ribeiro.

Ricardo disse...

Boa tarde Raquel. Obrigado pela resposta. Com todo o gosto respondo.

Cumprimentos.

Raquel Caldas disse...

Desde já agradecemos :)
Poderia disponibilizar um e-mail para onde possamos enviar as perguntas?

Em breve enviaremos as questões.

Cumprimentos.