terça-feira, 20 de setembro de 2011

Dez anos é muito tempo!

A história da razão porque vim aqui parar está contada no primeiro artigo deste blogue. Como tantos outros foi o programa de intercâmbio de alunos que, há dez anos atrás, se denominava de Sócrates-Erasmus.

19.09.01 Warszawa. O primeiro carimbo numa Polónia que ainda não fazia parte da UE e que ainda se reencontrava depois de dez anos de democracia. 




Quando a porta do avião da Air France se abriu, naquela noite de Setembro, um ar frio sentiu-se de imediato nas narinas, em Portugal ainda fazia calor e o sol durava mais tempo mas afinal estava na Europa Central. Saltava à vista as letras vermelhas - no antigo aeroporto de Okęciem - a dizerem que estamos em WARSZAWA. Varsóvia em polaco. Daquele país pouco sabia, há dez anos atrás a Internet não só era lenta como ainda estava no início. O Google era virtualmente desconhecido e as pesquisas faziam-se quase sempre no Yahoo ou no Altavista. Informações sobre a Polónia eram escassas e generalistas e sobre Łódź nem um mapa se encontrava. Havia lido sobre o país de acolhimento num livro das Selecções do Reader's Digest mas como é apanágio dessas publicações a informação era generalista e amiúde enviesada.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Informação - Embaixada de Portugal com nova morada

O Geraldo Geraldes do blogue Divina Polónia informou os leitores sobre esta importante mudança e cabe-me também divulgar o acontecimento. A Embaixada e os serviços consulares da República Portuguesa (os mais utilizados pelo comum cidadão) encontram-se agora a 1,5 Km da anterior localização. 

A - Ulica Francuska (anterior localização), B - Ulica Ateńska (nova localização)

A nova morada fica na rua Ateńska 37 em Varsóvia. Para quem conhece a localização anterior, na ulica Francuska, e foi a pé, apenas precisa de continuar a andar mais um quilómetro e meio. Algo que alguém saudável percorre em 20 ou 25 minutos. Para quem tem tempo até pode percorrer o caminho ao longo da ulica Wał. Miedzeszyńki e apreciar as margem do Vístula. Em contacto com os serviços consulares foi-me dito que há um autocarro directo do centro da capital - com paragem praticamente em frente da nossa embaixada - com o número 117.

É verdade que o novo percurso não é tão directo como anteriormente, especialmente para quem vem da estação Warszawa Centralna mas não me parece ser um pesadelo - os de Varsóvia que se pronunciem! 


Contactos:


Representação Diplomática: 
Embaixada de Portugal em Varsóvia  Embaixador José Duarte Sequeira e Serpa
Ul. Ateńska 37
03-905 Varsóvia
Tel. 022 511 10 11
Fax. 022 511 10 13
E-mail : embaixada@embport.internetdsl.pl
www.ambasadaportugalii.pl 


Secção Consular Encarregada da Secção Consular a.i. - Maria Pontes, Adida Administrativa
E-mail : maria@embport.internetdsl.pl
Tel. 022 511 10 00
Fax. 022 511 10 13
E-mail : embaixada@embport.internetdsl.pl




sábado, 10 de setembro de 2011

O Homem-Borboleta de Łódź

Num dos países considerado como bastião da Igreja Católica Apostólica Romana não é frequente ocorrerem manifestações anti-religião ou muito menos contra a Igreja dominante. No entanto, apesar da maioria dos polacos serem católicos e a esmagadora maioria serem praticantes, há vozes contra as religiões e contra o establishment

Fot. Marcin Wojciechowski / Agencja Gazeta

O caso de Paweł Hajncel é uma excepção. O Homem-Borboleta é um dos muitos artistas da cidade de Łódź. Artista plástico, pintor de murais, realizador de vídeos e autor de banda-desenhada entre as quais o título To nie mój ojciec (Este não é o