A história da razão porque vim aqui parar está contada no primeiro artigo deste blogue. Como tantos outros foi o programa de intercâmbio de alunos que, há dez anos atrás, se denominava de Sócrates-Erasmus.
19.09.01 Warszawa. O primeiro carimbo numa Polónia que ainda não fazia parte da UE e que ainda se reencontrava depois de dez anos de democracia. |
Quando a porta do avião da Air France se abriu, naquela noite de Setembro, um ar frio sentiu-se de imediato nas narinas, em Portugal ainda fazia calor e o sol durava mais tempo mas afinal estava na Europa Central. Saltava à vista as letras vermelhas - no antigo aeroporto de Okęciem - a dizerem que estamos em WARSZAWA. Varsóvia em polaco. Daquele país pouco sabia, há dez anos atrás a Internet não só era lenta como ainda estava no início. O Google era virtualmente desconhecido e as pesquisas faziam-se quase sempre no Yahoo ou no Altavista. Informações sobre a Polónia eram escassas e generalistas e sobre Łódź nem um mapa se encontrava. Havia lido sobre o país de acolhimento num livro das Selecções do Reader's Digest mas como é apanágio dessas publicações a informação era generalista e amiúde enviesada.